FILMES

LISTAGEM DE FILMES RELACIONADOS AO AUTISMO


APRENDIZ DE SONHADOR
--Gilbert (Johnny Depp) vive numa pequena cidade do interior. Sua família depende dele para tudo desde que o pai morreu: para sustentar a casa; para tomar conta do irmão Arnie (Leonardo DiCaprio, indicado ao Oscar de ator coadjuvante), que é retardado e vive arranjando problemas; para cuidar da mãe, que nunca sai de casa e tem um sério problema de obesidade. Ele trabalha numa mercearia e já não agüenta sua vida. Quando Becky (Juliette Lewis) e sua família aparecem na cidade, Gilbert se apaixona. Essa e outras mudanças abrem espaço para que ele veja esperança e beleza em sua vida.



BENNY E JOHN
--Benny cuida de sua irmã Joon, que sofre de sérios problemas psicológicos, desde a morte dos pais. Ela ganha, num jogo de pôquer, sua cara-metade: o irreverente Sam, um jovem inteiramente fora do comum, apaixonado pelos mestres da comédia muda. E o leva para casa, para desespero de Benny. Ele se vê, pela primeira vez, com ciúmes da irmã, com mêdo de perdê-la, mas tendo que aceitar que ela quer (e pode) ter sua própria vida.


CÓDIGO PARA O INFERNO
--Quando uma operação não tem o resultado esperado Arthur Jeffries (Bruce Willis), um agente do F.B.I., se torna bode expiatório e é relegado a segundo plano, sendo usado só em operações de rotina. Mas sua vida tem uma radical mudança quando Simon Lynch (Miko Hughes), um menino de nove anos autista, sem o menor esforço desvenda um "indecifrável" código do governo americano que tinha custado dois bilhões de dólares. Assim, o responsável pelo projeto ordena que este contratempo em forma de criança seja eliminado, mas o agente encarregado da missão mata os pais do garoto (e simula que o marido matou a mulher e se suicidou), mas a criança não é encontrada. Jeffries descobre Simon em um esconderijo e não aceita a versão do "suicídio". Fica claro que querem o garoto morto, ele não sabe quem e nem o motivo mas decidiu protegê-lo e sozinho, pois não sabe em quem confiar. Outras pessoas são mortas e, se não agir rápido, Simon poderá ser a próxima vítima do chefe de uma agência que está determinado a fazer qualquer coisa para manter seu poder e prestígio.


DANÇANDO NO ESCURO
--Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Só que quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimento que mudarão para sempre os rumos de sua vida.


EXPERIMENTANDO A VIDA
--Molly McKay (Elisabeth Shue) é uma mulher de 28 anos queé intelectualmente "lenta", pois sofre de autismo desde a infância. Ainda muito jovem foi internada, mas agora, com o fechamento da instituição, Buck McKay (Aaron Eckhart), seu irmão, fica com sua guarda. Buck não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos eram dois estranhos. Além disto Buck está atravessando problemas em sua vida profissional. Quando Buck fica sabendo através dos médicos de uma arriscada cirurgia experimental que pode curar Molly, ele dá seu consentimento. A operação é um sucesso e Molly deixa de sofrer de autismo, sendo que paralelamente revela um genial intelecto. Mas a intensa concentração da sua personalidade autista permanece e Buck constata que a nova Molly vai enfrentar outro grande desafio.


FORREST GUMP, O CONTADOR DE HISTÓRIAS
--Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.


GAROTO QUE PODIA VOAR
--Menina tenta provar para sua psiquiatra que viu um menino voar. E não só isso, passa a desejar o mesmo.


JOGO SUBTERRÂNEO
--Uma inusitada história de amor. Começa quando Martin, engenheiro responsável pela modernização do metrô de Buenos Aires, encontra um manuscrito no departamento de achados e perdidos da companhia.
Nesse manuscrito, um homem narra o jogo ao qual se submete para encontrar a mulher de sua vida. Um jogo cujo campo é o emaranhado das linhas do metrô da cidade. Se, ao entrar em um vagão, ele localizar uma mulher que o atraia, deverá torcer para que ela cumpra o mesmo trajeto por ele traçado para si, o mesmo destino. Só assim terá o direito de abordá-la.
Depois de jogar por muito tempo e sem sucesso, o Jogador vê uma linda moça e, com crescente ansiedade, acompanha a coincidência dos trajetos - mesmas estações, mesmos corredores.
Porém, quando restam poucos obstáculos, Ana acaba escolhendo outro caminho.
Não suportando nova derrota, o Jogador decide abordá-la, rompendo as regras do jogo e os dois começam a viver uma grande paixão. Mas quando tudo parece perfeito, um torturante sentimento de traição vai se apossando do Jogador. Não suportando mais a felicidade nascida daquela vital transgressão, ele revela a Ana o que os impede de seguirem juntos.


LOUCOS DE AMOR
--Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.


MELHOR IMPOSSÍVEL
--Em Nova York, um escritor grosseiro e sarcástico (Jack Nicholson) tem como alvos principais um artista gay (Greg Kinnear), que é seu vizinho, e uma garçonete (Helen Hunt) que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter que se desdobrar para cuidar de seu filho, que tem asma crônica. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.


MENTES QUE BRILHAM
--A história de Fred Tate (Adam Hann-Byrd), um garoto de sete anos com inteligência acima da média e sérias dificuldades de relacionamento. Tímido e solitário, o menino se vê afastado do convívio social, em parte por causa da superproteção de sua mãe, a garçonete Dede (Jodie Foster). Como não consegue matriculá-lo em escolas comuns, ela procura por uma instituição especial para crianças superdotadas, onde o menino é inscrito numa espécie de olimpíada para pequenos gênios. Durante a competição, ele apresenta um desempenho notável, mas acaba agravando seu estado psicológico.


MEU FILHO, MEU MUNDO
--Comovente e delicada história de um casal que luta para tratar de seu filho autista, apesar dos diagnósticos médicos desfavoráveis.


MEU NOME É RÁDIO
--Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.


MEU PÉ ESQUERDO
--Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.


MISSÃO ESPECIAL
--Corrine descobriu o amor com os seus filhos. Corrine (Mary-Louise Parker) fica transtornada ao descobrir que não existia cura ou tratamento efetivo para a doença de seus filhos gêmeos Stephen e Phillip. Para não se tornar prisioneira desta deficiência ela está determinada a propor uma vida normal aos garotos e começa uma jornada em busca desta nova vida. Ela terá que enfrentar muitos obstáculos para superar os preconceitos da sociedade e mostrar a capacidade de seus filhos. A sua dedicação é maior do que qualquer barreira e ela começa a ser aceita pelas outras pessoas. O que ela não esperava era a atenção e generosidade de Doug Thomas (Aidan Quinn), que compartilha os seus problemas e participa de sua família. Tudo começa a mudar quando um de seus filhos é aceito em uma escola e o outro entra para a equipe de corrida cross country. A superação é inacreditável e o sucesso dos garotos vai além do esperado. Definitivamente o amor ultrapassa os limites da realidade e a Missão é duplamente Especial!


NINGUÉM É PERFEITO
--Walter Joontz (Robert De Niro) um guarda de segurança aposentado, ultraconservador com orgulho, que vive em Nova York. Certo dia, ao tentar ajudar um vizinho em dificuldades, Walter recebe um golpe que o deixa com paralisia parcial do corpo. Recusando-se a deixar o apartamento em que vive, Walter concorda com um programa de reabilitação que inclui aulas de canto com um artista que mora no apartamento de cima: uma drag queen chamada Rusty (Philip Seymour Hoffman).


O BALÃO PRETO
--Thomas, dezesseis anos, tem pais certinhos, sonhos e um irmão: Charlie, autista, que não pára de arrumar problemas. Tudo que Thomas queria era tar uma adolescência normal, mas quando sua mãe, grávida, precisa entrar em repouso absoluto, Thomas deve assumir suas responsabilidades em casa, o que fará com a ajuda de sua nova namorada Jackie. Assim, Thomas descobrirá muito mais a respeito do amor do que esperava.


O ENIGMA DAS CARTAS
--Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.


O GÊNIO DO VIDEOGAME
--A história do filme gira em torno dos meio-irmãos Jimmy, o caçula da família, que foi vítima de um grave distúrbio psicológico ao presenciar a morte de sua irmã gêmea , que  havia se afogado em um rio, e Corey (Fred Savage, de Anos Incríveis), o irmão do meio que era seu grande amigo e protetor. Jimmy não interage com ninguém, passa a maior parte de seu tempo quieto olhando para o nada, e sempre carrega consigo  uma  marmitinha de lata com Deus sabe lá o quê dentro. O trauma do afogamento tem dividido a família de Jimmy, que vive com sua mãe e padrasto, enquanto seus meio-irmãos  Corey e Nick (Christian Slater, que faz o papel de irmão mais velho) vive com seu pai.
Quando a mãe de Jimmy resolve colocá-lo em uma instituição para crianças com  problemas mentais, Corey se revolta e literalmente o sequestra, fugindo com ele para a Califórnia, onde no caminho ele descobre que seu irmão é um jogador de videogames como ele nunca havia visto antes. Eles encontram uma garota chamada Haley, que está indo na mesma direção que eles, e assim está formado o trio de aventureiros. Ao descobrir que Jimmy tem uma habilidade expantosa com gamepad nas mãos, Haley diz  a eles que está para acontecer um torneio de vídeo game  como nunca se viu antes nos EUA, e que terá como prêmio, a quantia em dinheiro de U$ 50.000! Os tres então partem para Los Angeles, para que eles possam participar e repartir a grana.


O MILAGRE DE ANN SULLIVAN
--A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.


O OITAVO DIA
--Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa mas não consegue se desvencilhar dele.


O PEQUENO MILAGRE
--Simon Birch (Ian Michael Smith) foi o menor bebê a nascer no Gravestown Memorial Hospital. Com sérios problemas de crescimento, os médicos o declararam um verdadeiro milagre. Convencido de que Deus o pôs no mundo para tornar-se um herói, o pequeno Simon divide suas fantasias e altas aspirações com o melhor amigo, Joe (Joseph Mazzello), filho de uma adorável mãe solteira (Ashley Judd)que se nega a revelar a identidade do pai do garoto.


OS SEGREDOS DE ADAM
--Linda Pratman (Darlanne Fluegel), uma pianista que ensina em casa e sonha em tocar na sinfônica da cidade, e seu marido Peter (Martin Neufeld), um professor universitário de matemática, vivem numa linda casa Vitoriana em Burlington, Vermont, com o pai de Linda, Earl McLean (M. Emmet Walsh), seu cachorrinho Chubby, uma governanta, Margaret (Linda Sorenson), e o pequeno Adam Pratman (Matthew Dupuis). Aos Quatro anos de idade, Adam é autista, nunca falou uma única palavra e demonstra uma atração quase hipnótica pelo "Canal do Crime". Enquanto aqueles que zombam dele começam a morrer, Linda encontra o caderno de desenhos de Adam contendo descrição de mortes horríveis. Atormentada e confusa pelas circunstâncias, as suspeitas de Linda aumentam e a sua determinação em investigar pode levá-la a uma jornada mortal.


PATCH ADAMS
--Estados Unidos. Final dos anos 60, início da década de 70. Hunter 'Patch' Adams, um homem maduro e completamente decepcionado com a trajetória de sua vida, resolve internar-se numa clínica para recuperação de deficientes mentais.
Lá, aprimora a hipótese sobre a qual se fundamenta sua revolucionária tese: a 'risoterapia' como poder de cura. A partir daí, resolve abandonar a instituição e matricular-se na prestigiosa Universidade de Medicina da Virgínia.
Entre uma aula e outra, intensifica seu contato com os pacientes vestindo-se de palhaço, anjo ou simplesmente inventando jogos. É claro que Patch bate de frente com o reitor Walcott, mas conquista dois fortes aliados para ajudá-lo em seu ideal.


PEGGY SUE - SEU PASSADO A ESPERA
--Mulher de 43 anos (Kathleen Turner) à beira do divórcio desmaia e volta no tempo (de 1985 para 1960) e vê, entre outras coisas, seu namorado com quem vai se casar e se separar 25 anos depois. Surge então uma questão: se ela vai se separar, deve se casar ou não? Nesta volta no tempo ela tem a oportunidade de transformar o curso da sua vida.


PRISIONEIRO DO SILÊNCIO
--A história de um grande amor de mae pelo seu filho autista e a dúvida entre interna-lo ou não.


QUERIDO JOHN
--Querido John conta a história de John Tyree (Channing Tatum) e de Savannah Curtis (Amanda Seyfried). Durante sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, o casal mantém o contato por meio de uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas.


RAIN MAN
--Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.


REFRIGERATOR MOTHERS
--Premiado filme da Kartemquin Educational Films, foi escolhido para a temporada 2002 da série de documentários P.O.V. (Point Of View) da Rede Pública de Televisão dos EUA. __Em julho de 2002 o filme conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Filmes de Sedona, em Sedona, Arizona. _No filme é mostrada a história de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio de seus pais. _Nos anos 50 e 60, Bruno Bettelheim, que passou parte de sua vida num campo de concentração nazista, elaborou a teoria de que o autismo seria uma reação a uma pretensa frieza com que a criança seria tratada pela mãe - baseando-se na sua experiência pessoal. Bettelheim acreditava haver semelhanças entre o comportamento das crianças que observava e o dos prosioneiros que reagiam com distanciamento ao autoritarismo dos seus algozes. _O mais surpreendente é como essa teoria perdurou durante mais de uma década, até que a comunidade médica desse ouvidos às poucas vozes de crítica: Bernard Rimland, Eric Schopper e, claro, as próprias mães. _Refrigerator Mothers mostra como aquelas mães conseguiram criar com sucesso seus outros filhos, nos levando a refletir sobre a pouca compreensão que temos do establishment médico.


RETRATOS DE FAMÍLIA
--A região sul dos Estados Unidos e o jeito simples de seus habitantes sempre encantaram a sofisticada marchand Madeleine (Embeth Davidtz). Recentemente ela se casou com George (Alessandro Nivola), nativo de uma cidade provinciana do sul. Quando ela tem que visitar um pintor que mora perto da cidade natal do marido, o casal decide aproveitar a oportunidade para apresentar Madeleine à família dele. De repente Madeleine se vê no meio de estranhos desconfiados que não pretendem recebê-la como membro da família. Com a única exceção de Ashley (Amy Adams), esposa do irmão mais novo de George, que se encanta com Madeleine e decide tratá-la como sua mais nova amiga de infância.


SEM PRECONCEITOS
--Aos 13 é um filme americano que estreou nos cinemas no ano de 2003. Um drama que conta uma história real vivida por uma jovem de 13 anos e que retrata a realidade de milhões e jovens no mundo inteiro. Uma história muito bem escrita e bem interpretada por Evan Rachel Wood que interpreta Tracy a jovem rotagonista do filme, Nikki Reed interpreta Evie, a jovem popular que seduz Tracy, Holly Hunter é Melanie, a mãe de Tracy, Jeremy Siste e Brady, o padastro, e Brady Corbet vive Mason o irmão da jovem Tracy. O filme conta a história real de Nikkie Reed que ajudou a escrever a história e o roteiro do filme.


SEMPRE AMIGOS
--Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta.


SIMPLES COMO AMAR
--Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate (Juliette Lewis) foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, Carla planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann (Giovanni Ribisi), um jovem que como ela é mentalmente "lento", mas mora sozinho. Em pouco tempo Carla e Danny estão namorando e já pensam em se casar.


TEMPO DE DESPERTAR
--Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para este casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento. Imediatamente Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro), que há décadas estava "adormecido". Gradualmente Lowe se recupera e isto encoraja Sayer em administrar L-DOPA nos outros pacientes, sob sua supervisão. Logo os pacientes mostram sinais de melhora e também mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.


TESTEMUNHA DO SILÊNCIO
--Um casal é violentamente assassinado. A polícia não encontra pistas para identificar os criminosos… e as duas únicas testemunhas são os filhos das vítimas: um garoto autista de 9 anos e sua irmã super-protetora. Para desvendar esse mistério, é preciso descobrir tudo que o jovem Tim sabe... se alguém conseguir falar com ele! A única esperança da polícia é Jack Rainer (Richard Dreyfuses, de Tocaia), um dos melhores psicólogos especializados no tratamento de crianças autistas em todo o mundo, que deixou de clinicar por carregar a culpa de um acidente do passado. Quando o psiquiatra Dr. Rene Harlinger (John Lithgow, de Risco Total) começa seu tratamento com métodos insensíveis, Jack resolve interferir e tenta estabelecer um elo de ligação com seu paciente. Quando ele consegue finalmente se comunicar com o menino, descobre um terrível segredo... e coloca em risco sua própria vida para desvendar o crime e ajuda as crianças em perigo! Uma trama de mistério e surpresas, com direção de Bruce Beresford (conduzindo Miss Daisy).


UM AMIGO INESPERADO
--Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.


UM CERTO OLHAR
--Alex é um inglês cinquentão e reservado que, num trajeto coberto por neve perto de Ontário, decide dar carona à jovem Vivienne. Acaba se envolvendo num cidente de carro, e ela não resiste e morre no local. Tomado por culpa, ele procura pela mãe da jovem. Mas Linda não é uma mãe comum: ela é autista e por isto incapaz de transmitir a dor de sua perda. Alex resolve passar alguns dias na casa de Linda, pelo menos até seus pais chegarem para o enterro. Ele passa a interagir em seu cotidiano, ao mesmo tempo em que se envolve com a bela vizinha Maggie, que está acostumada a renegar seus sentimentos.


UMA FAMÍLIA ESPECIAL
--Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama verídico da história de Jackie Jackson.


UMA LIÇÃO DE AMOR
--Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.


UMA MENTE BRILHANTE
--John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.


UMA VIAGEM INESPERADA
--Quando Corrine descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, ela fica inconformada a princípio, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola. Finalmente, graças ao apoio incondicional da mãe, as crianças conseguem superar as dificuldades impostas pela doença.

Um comentário:

  1. E o autismo nao e unico em so uma criança outras crianças podem ter o autismo mas os autistas nao sao diferentes de nos .Eles podem ter um problema mas nos temos varios entao por que diferençiar o autista de nos.
    Ass.: Frederico

    ResponderExcluir