SOBRE NÓS


Poxa, começar esse blog levou tempo hein, tava até me sentindo uma iniciante na informática, apanhei pra encontrar o lugar certo, mas cheguei.
Quero dividir com meus amigos e demais pessoas da net minha trajetória rumo ao desconhecido mundo do Autismo, imaginei este blog há um ano, quando descobri, quero dizer, quando uma médica informou o que era aquele isolamento do Eros.
Alias antes de tudo... Meu nome é Emanoele Freitas, meus amigos me chamam de Nelly, tenho 33 anos, e dois filhos, Ohanna Kali e Eros Micael. Olá mundo.
Desde Junho de 2008 minha vida teve um novo começo, de primeira mão veio o medo, porque durante três anos achei que meu filho era surdo e procurei médicos e escolas para essa finalidade, mas qual não foi a minha surpresa ao receber o diagnóstico de algo que eu nunca imaginei ocorrer na minha vida, porque ocorre isso, o que fiz para que isso acontecesse com meu filho? Foram tantas perguntas e me concedi um dia, somente um dia para chorar, pois no dia seguinte meu dever era: buscar respostas e quem pudesse me ajudar, e sabem por quê? Eu não aceitei, nem aceito, me dizerem que meu filho iria ser daquele jeito para sempre, NAO, e essa realidade tinha que estar explicita primeiramente na minha mente.
Meu filho não falava nem uma palavra ate eu receber esse laudo, eu evangélica creio no poder da oração, e foi exatamente o que fiz, usei a minha fé inteligente, busquei médicos especializados e o poder do médico dos médicos... DEUS. O primeiro médico, não foi fácil de encontrar, mas pela internet, descobri sites que me ajudaram e me ajudam muito desde então e passei a utilizar com Eros os métodos descritos, imprimir folhas e mais folhas sobre o assunto e como se relacionar com crianças em Espectro Autístico, fiz uma reunião em família e entreguei para os mais próximos, fiz tipo esquema de guerra rsrs, expliquei como proceder, em um mês me sentia perita no assunto... ha ha ha, a realidade é bem diferente, leva tempo, não é como no papel, demora.
O segundo Médico, meu DEUS amado, esse me deu a resposta imediata, duas semanas depois ouvi a voz do meu menino pela primeira vez, ele disse para a irmã - Me solta, larga, agora. Ambas tomamos um susto, estávamos na cozinha depois de mais um dia de trabalho intenso, fora o dia todo, cheguei para fazer algo para eles jantarem, Ohanna começou a agarrar o Eros, como faz todos os dias (ela é muito melosa com ele), e de repente do nada, ele gritou isso, olhei para traz assustada e sem acreditar, perguntei: - Ohanna foi você? E ela respondeu - Não mãe foi ele, ele falou, ele falou, e ai ela agarrou ele de novo e ficava repetindo: fala de novo irmão. E tudo o que eu queria naquele momento era ouvir a voz dele de novo. Fui para o meu quarto e agradeci a meu pai, meu DEUS, pois a resposta veio rápida, meu filho vai falar, ao contrário do que a primeira médica havia dito.

O CONSELHO MUNICIPAL DO DEFICIENTE

Em 2010, através de um e-mail do grupo educautismo yahoo, conheci a Wanya Leite, que naquele momento estava solicitando uma suplente para o grupo dela dentro do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Nova Iguaçu, e eu ávida por conhecer pessoas que falassem a mesma língua, me candidatei e para surpresa minha recebi a vaga, em Novembro de 2010 me tornei suplente da Presidente do Conselho naquela época a Wanya Leite, e com isso conheci mais do que o trabalho de um conselho, conheci um Grupo completo, o Grupo Bate Papo Amigos dos Autistas - GBPAA. Era tudo o que eu procurava pessoas que conheciam, lidavam diariamente e tinham explicações e debates diários sobre o autismo, referente ao conselho não entendi muito bem de início, mas segui assim mesmo, Wanya se tornou uma referência pra mim, como costumo chama-la minha irmã de coração e causa rsrs, e através do grupo vieram os primeiros cursos e palestras sobre o autismo, eu ia nos que podia claro. Ao passar do tempo fomos conversando sobre a necessidade de tratamento dos nossos filhos e que infelizmente no nosso município não tem ou melhor dizendo não tinha, depois fala mais sobre isso, bom e ai conheci e abracei o projeto da Wanya e das meninas Denise Leopoldo, Renata Araujo, Márcia e um ano depois outras que falarei a frente. O conselho me deu muita abertura e conhecimento num fator que eu não lidava e nem fazia idéia, a Política e seu funcionamento.
Bom em 09 de Agosto de 2011 através da votação da Plenária eu Emanoele Freitas, fui eleita Presidente do Conselho e desde então venho tentando fazer através da ajuda de todos os conselheiros a melhoria nos direitos das pessoas com Deficiência no meu município, e espero muito em breve através novamente da ajuda de amigos que  apoiam essa causa, reconhecer em definitivo o Autismo no município através do Projeto de Lei Municipal do Autista de Nova Iguaçu.

E com a atuação do Conselho neste final de 2011 conseguimos fazer pela primeira vez em Nova Iguaçu a I JORNADA SOBRE O AUTISMO, onde foi feito a parceria entre Comude.ni e o CORA autismo.
e em Janeiro/2012 - O conselho Promoveu a I Palestra/Oficina de Material Estruturado e Apoio Visual para autistas em parceria Esplendida entre Comude.ni / AAPA e APADEM de Volta Redonda. Bom sei que ainda é só o Começo, e espero com o Conselho fazer muito não só pelo meu filho, mas para todos as crianças, jovens e adultos com Autismo e outras Deficiências. e Claro agradeço aquele dia 10 de Outubro de 2010 onde respondi aquele convite via e-mail.



A AAPA é uma entidade de Nova Iguaçu - RJ - Brasil, que tem como principal finalidade colaborar na assistência reabilitação, formação e inserção educacional e social das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, apoiando suas famílias e promovendo a integração entre o poder público, a comunidade, a escola e os familiares e portadores do espectro autístico.
A AAPAAssociação de Apoio à Pessoa Autista é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o atendimento aos portadores do Transtorno do Espectro Autístico auxiliando no desenvolvimento de  habilidades sociais, terapêuticas e pedagógicas.
Com uma proposta pedagógica associada à assistência social, promove ainda atendimento às famílias e o fortalecimento das comunidades.
Nossos Programas e Projetos têm como missão específica buscar a mobilização dos diversos atores sociais (família, escolas e entidades ligadas às redes locais) para atuarem em parceria com a AAPA.
É importante destacar também, que a AAPA ainda atua no auxílio de outras patologias, visto ser uma referência na Baixada Fluminense de um centro especializado e que por falta de órgão competente para assumir esse papel, acaba também servindo de apoio a essas famílias que possuem membros com outras patologias, tais como: paralisia cerebral (PC), deficiência auditiva (DA), deficiência visual (DV), deficiência múltipla (DM), condutas típicas, TDAH, dislexia, transtornos de conduta, etc.
Nossa História
A AAPA foi fundada por Emanoele Freitas e Wanya Leite, ambas são mães de crianças autistas, com o intuito de facilitar a vida das famílias e das pessoas com TGD na região da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados e Nova Iguaçu) região metropolitana do Rio de Janeiro.
Nesse início realizamos, junto com outras mães e profissionais parceiros (Clínica Movimento Uniforme Reeducação cognitivo-motora e Neurorreabilitação, UERJ, UFRJ e o Conselho Municipal do Deficiente da Prefeitura de Nova Iguaçu) a realização do I Curso de Capacitação de Mediadores Escolares de Nova Iguaçu, onde ministramos a formação teórica através de palestras e aulas práticas sobre autismo e outras patologias para futuros mediadores escolares, conforme frisa a lei dos portadores de necessidades especiais. Através deste curso esclarecemos dúvidas sobre as síndromes, a importância de uma intervenção precoce e inclusão educacional e social. Outros cursos de formação como o primeiro estão em processo matrícula bem como outros cursos, palestras e workshops.
Missão e Valores
  Contribuir para reabilitação de crianças e jovens com TGD e outras condutas típicas para que alcancem o máximo de autonomia. Que sejam preparados para a vida social, familiar, profissional. Reverter o processo de exclusão a que são submetidos.
Nossos valores estão pautados nos princípios da Dignidade, Fraternidade, Perseverança e Solidariedade.
E-MAILS: aapautismo@hotmail.com      e     batepapoautista@yahoo.com.br 
TELEFONES: (21) 2661-2050   (21) 9114-5973 




Um comentário:

  1. Bom saber que existe mães disposta a lutar pelos interesses de seus filhos, assim como você, tenho uma filha com deficiência e luto pelos seus direitos também,se puder me ajudar com alguma informação, seria bom, minha filha tem(atraso mental) bjs Thais.

    ResponderExcluir