quinta-feira, 5 de julho de 2012

A importância das estratégias de visual para crianças com Autismo


Estratégias visuais muito simples são tudo o que envolve a comunicação a uma criança que pode ver - se que está escrevendo em uma página, imagens, quadros de programação, vídeos, I pads, computadores etc...

Algumas razões para crer que é extremamente útil:

1. As crianças aprendem melhor através de estratégias visuais. Eles podem se lembrar e responder melhor quando a comunicação é desta forma. Isto é verdade para a maioria das pessoas na comunidade neurotípico também.

2. A fala é muito "fugaz". Quando alguém fala a uma criança com Autismo o discurso só existe no momento. Depois se vai para sempre, então, se, a criança no momento não estava prestando atenção,  Talvez ele se concentrou em  algo em suas mãos, ou alguns estímulos visuais na parede.

Em seguida, a criança não terá entendido tudo, ou mesmo, nem parte da comunicação.
Considerando que a comunicação é visual, é mais permanente e você pode passar e repassar várias
vezes, se você precisa até faze-lo compreender.


3. Estratégias visuais são mais fáceis de usar para obter o foco e concentração de um indivíduo.
Um computador, Ipad ou um pedaço de papel velho e bom é muito mais eficaz na frente da criança (de uma forma que o discurso não pode ser).
Assim, a criança tem uma chance melhor de se envolver e entender dessa forma.
Agora, isso não precisa estar em qualquer grande escala ou necessariamente precisa de equipamentos caros, como computadores ou almofadas 
Como eu disse o bom e velho caneta e papel podem funcionar muito bem.

4. Com discurso que muitas vezes pode ser mal-entendido quanto ao que a criança tenha realmente compreendido. A criança pode acenar ou olhar como se tivessem entendido o que foi dito, Mas na realidade eles não entenderam nada e sem nada escrito para reforçar o que foi dito, este podem rapidamente causar problemas.


5. Como foi clara a comunicação original do pai? Muitas vezes os pais (e professores)
sinto que eles têm sido muito claro em sua comunicação verbal para uma criança com síndrome de Asperger.
Mas, na realidade, a comunicação pode ter sido tão "claro como lama" para a criança com autismo,

Por exemplo, pode ter contido conceitos abstratos, palavras duplo sentido, expressões idiomáticas, gírias, e outras tais que a criança não poderia processar completamente ou compreender.
Ele pode também ter sido ditas em um ritmo muito rápido ou muito barulhento ou em um ambiente com muitas outras informações.
um exemplo,  um menino adolescente com autismo na hora de ir dormir,

(depoimento de mãe )
Todas as noites tornaram-se um campo de batalha enorme quando o menino ouvia a comunicação simples da mãe pedindo-lhe para pôr o pijama antes de deitar.
Depois de ouvir a palestrante sobre o método,  a mãe foi para casa e mudou as coisas que fazia todas as noites ... Em vez de falar para seu filho ela simplesmente entregou-lhe uma nota que dizia: "é hora de colocar o seu pijama". E adivinhem ... Ele saiu e fez isso sem nenhum problema qualquer!

Apesar de um problema relativamente pequeno, de certa forma, esta pequena história ilustra o poder de usar estratégias visuais.

Bem, espero que esta tm sido uma introdução útil, como o que são estratégias visuais, e por que eles
pode ser tão importante.

Artigo retirado do newsletter Parenting Asperger por Linda Hodgdon
www.parentingaspergers.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário