quinta-feira, 30 de julho de 2015

O BPC LOAS NÃO É UM BENEFÍCIO DO DEFICIENTE? ATÉ QUANDO SERÁ VISTO COMO DA FAMILIA INTEIRA?

Bom dia queridos amigos, espero que estejam todos aproveitando o dia com prazer e alegria. Bom na matéria dessa semana resolvi escrever sobre algo que vem me consumindo em desagrado e aborrecendo com o descaso.
O tão famoso BPC-LOAS, e sua real função nesse país em que vivemos. E como pessoa atuante nesse processo de orientação das famílias e para suporte dos que precisam não dá mais pra ficar calada e esperando ver mais famílias tendo o direito de seus filhos negados por políticas arcaicas e miseráveis, porquê é assim que funciona o nosso sistema de analise previdenciário, você praticamente precisa declarar pobreza absoluta, mas o que eles nunca irão assumir é que o benefício não é para os pais e irmãos e sim para a pessoa com deficiência, aquela que esta impedida(o) de trabalhar e que em inúmeras vezes faz uso contínuo de medicamentos caríssimos para que possa manter sua vida. 
Então como sempre faço vamos desenhar usando o exemplo que tenho na minha própria casa.
 
medicamento e Suplementos do Eros 
 Doses diárias 3 vezes ao dia, alguns aqui são dobrados os vidros pra durarem um mês e todos esses são de uso contínuo. Todos eles pagos com o benefício dele. O que mais o benefício paga? Após esses vidros apenas o plano de saúde dele e ai caros amigos sobram por mês para ele apenas $100,00 para que possa ver o mais necessário e primordial na dieta dele sem lactose e com redução de glúten. Creio que não dá pra muita coisa.
Muitas famílias tem chegado a mim pedindo ajuda porque suas solicitações de benefício tem sido negado, e as orientações são péssimas, já ouvi de tudo, que a família tem que declarar pobreza, que precisam praticamente passar fome, o que não deixa de ser verdade infelizmente, nossa realidade brasileira é de que o benefício é para toda a família e não para o deficiente, porque é pra isso que serve o benefício, para as necessidades dele, pelo menos aqui em casa, porque o mínimo das necessidades dele já leva todo o valor disponível e ainda é preciso acrescentar. Vejo diversas famílias que não conseguem dar um atendimento diferenciado mesmo quando os filhos precisam e quando vamos recorrer ao ministério publico praticamente somos virados do avesso pra ter certeza de que precisamos custear tudo isso mensalmente, isso para ter direito ao LOAS, não é errado averiguar, claro que não, realmente temos vários e vários casos de pessoas que não precisam de nada do que é pedido ao governo, mas mesmo assim, pedem, para vender, para ganhar dinheiro ilícito ou para apenas fraldar o sistema, mas por causa dessas pessoas, famílias se veem obrigadas a desistir de mais da metade da vida para custear o tratamento de seus filhos autistas, não sobra dinheiro para lazer, roupas, brinquedos, nada disso, mas todo sacrifício vale, só pela alegria de ver ele mais calmo, falando melhor, tendo condições de ter uma vida saudável, criando sua autonomia como qualquer cidadão tem direito.
Enquanto o beneficio for encarado como algo para a família inteira, mães continuaram sem poder trabalhar, pais continuaram se matando de trabalhar, crianças continuaram sem seu tratamento adequado e nosso pais continuara incentivando ao gasto público indevido, porque o dinheiro está nas mãos de poucos, enquanto nós que precisamos dele, continuaremos dependendo de familiares que nos ajudem, de amigos que doam, ou como sempre digo para todos, lutarmos até o fim e comprovar a necessidade do beneficio para nossos filhos, pra ELES, dinheiro DELES, para uso e beneficio DELES e só assim poderemos seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário