segunda-feira, 29 de abril de 2013

ONDE FOI PARAR O NOSSO MOMENTO

Olá queridos(as) amigos(as), acho que todos tiveram um final de semana maravilhoso, assim espero. Essa semana vou abordar um assunto um tanto delicado, mas que já há algum tempo, venho analisando e tentando ver uma maneira sutil de abordar.
Fica complicado porque acho um assunto muito particular, mas vou apenas elucidar e esperar que me compreendam e tentem fazer uma auto análise.
Não é segredo para ninguém que as estatísticas mostram que o número de divórcios pós diagnóstico de autismo chega a aproximadamente, 70% dos casais, e desde o início dessa minha trajetória, venho buscando pontos que possam levar a esse fato.
Quando converso com um casal e geralmente faço isso em separado para queN não se crie um mal estar já de cara, escuto as seguintes reclamações, vamos começar pelas mamães.
* É TUDO TÃO DIFICIL, PORQUE, SEMPRE SOU EU A FAZER TUDO, MEU MARIDO NÃO ME AJUDA EM NADA COM RELAÇÃO AO NOSSO FILHO(A). 
* ELE NÃO ENTENDE QUE ELE É ESPECIAL E PRECISA DE TODA A MINHA ATENÇÃO, E ACABA QUE NÃO CONVERSAMOS MAIS. 
* MUITA DAS VEZES ELE É AGRESSIVO COM ELE(A) E EU SOFRO COM ISSO E A GENTE ACABA BRIGANDO TAMBÉM. 

Essas são algumas das falas maternas e que compreendo muito, porque sou mãe e nós temos a tendência a abraçar o mundo e a achar que só nós entendemos o que nossos filhos precisam.

Mas agora vamos as reclamações dos Papais.

* ELA NUNCA ACHA AS COISAS QUE EU FAÇO BOAS, RECLAMA DE TUDO E COM RELAÇÃO AO NOSSO(A) FILHO(A) NÃO ACEITA MINHA OPINIÃO EM QUASE NADA. 
* OLHA, EU NUNCA FALEI ISSO ANTES E PRA ELA NEM PENSEI EM FALAR PORQUE ELA NAO ENTENDERIA, AMO MEU FILHO(A) CLARO, MAS EU TINHA SONHOS COM ELE(A), ALIAS VÁRIOS SONHOS, E QUE NÃO SEI VAI SE REALIZAR, FIQUEI FRUSTRADO SIM, QUERIA MUITO UM FILHO(A) MAS ASSIM, ME SINTO INÚTIL. 
* NÃO POSSO TOMAR ATITUDE NENHUMA, TEM VEZES QUE VOU BRINCAR COM ELE(A) E ACABA ELE(A) ME BATENDO OU COISA PARECIDA, SE FALO MAIS ENÉRGICO OU REPREENDO ELE (A), PRONTO A CASA CAI, E É COMO SE EU FOSSE UM MOSTRO E OUTRA COISA, AS VEZES ELA BRIGA COM ELE(A) MUITO PIOR DO QUE EU, MAS FINJO QUE NEM VI, TEM DIAS QUE ME FINJO DE MORTO MESMO, TÔ CANSADO DE TANTA DISCUSSÃO PRA NADA,PORQUE ELA SEMPRE FALA A MESMA COISA, ELE(A) NÃO ENTENDE NADA

Fico imaginando um homem tentando entender o óbvio para nós mães, só que para eles é algo fora do comum, porque diferenciar se ele(a) igual a qualquer um.

Agora vamos a fala dos dois:

* NÃO SEI MAIS O QUE É SAIR E TER UM TEMPO PRA NÓS DOIS, TUDO GIRA EM TORNO DELE(A), TUDO É PRA ELE(A), SEI QUE É ERRADO, MAS NÃO CONSIGO ME AFASTAR DELE(A), CLARO QUE SINTO FALTA MAS JÁ NÃO SEI ONDE FOI PARAR OS NOSSOS MOMENTOS. (MÃE) 

* NÃO TEMOS MAIS TEMPO PRA NÓS DOIS, SAIR SOZINHO NEM PENSAR, NOSSA, COMO ME PERGUNTO, ONDE FOI PARAR OS NOSSOS MOMENTOS. (PAI) 

Bom Pessoal, acho que está mais do que claro alguns dos principais fatores que geram essas estatísticas que crescem dia a dia, mas vamos citá-los pra ficar mais TRANSPARENTE.

1 - FALTA DE COMUNICAÇÃO => e quando digo comunicação pessoal, é um diálogo real, onde um fala e o outro escuta e espera a sua vez, vice e versa, onde ambos respeitam a opinião do outro e as fraquezas também.

2 - TEMPO PARA O CASAL => Cadê, conheço pessoas que a babá pode ficar com a criança o dia inteiro para eles trabalharem, mas não se sentem bem em deixa-la ficar para eles poderem sair só os dois, cinema, jantar, etc... isso parece que virou TABU, e digo mais, suspeito que esse fator ele é mais gerado ainda quando há uma certa imaginação de culpa por uma das partes.

3 - INFORMAÇÃO => O dever é de ambos, ninguém é eterno, um dia ele(a) terá que ser independente, e ai como fica. Buscar informação a respeito, dividir isso com o parceiro, delegar cuidados também é amor.

4 - ACEITAÇÃO => Ninguém nasce preparado para um filho especial, então COMO CASAL CRESÇAM JUNTOS, APRENDAM JUNTOS, DEBATAM, BUSQUEM A MELHORA DA FAMILIA e não só da criança.

Bom queridos amigos, espero que reflitam, e de preferencia que sentem pra conversar.
Autismo não é o fim da vida, e sim um novo começo rumo ao que é mais puro nessa vida, o AMOR.


Beijos

Emanoele Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário