terça-feira, 22 de maio de 2012

LUTAS E INCERTEZAS DO DIA A DIA...SOBRENOME: AUTISMO

Ola Pessoal, estou a um bom tempo sem postar nada, mas tem um motivo, diversas e diversas adversidades causadas pela estresse, fadiga e excessos de preocupação, mas isso todo ser humano passa em uma escala maior, nós mães de autistas, porque temos "Ns" tarefas a desempenhar e ainda driblar as incertezas que vão aparecendo ao longo dos dias.
Dessa vez me deparei com algo que tinha quase certeza que nunca aconteceria com meu Eros, mas aconteceu e claro fui buscar informação, ajuda e recorrer a amigos que passam por isso.
Tudo começou com períodos intercalados de ausências, olhar parado por um período curto, espasmos involuntários dos membros inferiores e claro agressividade, essa em graus as vezes não tão apreciadas pela mãe aqui, (meus braços e pernas que o digam rsrsrs ), mas tudo isso ainda era muito dentro dos aspectos que ocorrem no autismo e vinha tentando amenizar na medida do possível e claro utilizando meus métodos de mãe que uso com meus filhos quando eles aprontam demais, ficam de castigo pensando sim, método super nanny é utilizado lá em casa sim e porque? porque funciona viu mamães de plantão, não é porque Eros é autista que não compreende que fez algo errado, como jogar o ventilador na irmã porque ela pegou o celular da mão dele. Bom corretivos aplicados, a criança continuava com os mesmos sintomas e nesses apenas minha observação de mãe e pessoa que lida com outras crianças foram ficando cada vez mais detalhistas.
Na quarta-feira dia 09/05/2012, sai de casa de manhã cedo pra trabalhar como todos os dias, Eros tinha Neuro marcada, e quando liguei pra casa a tarde pra avisar que estaria chegando pra pega-lo a surpresa, minha mãe estava nervosa claro, porque Eros tinha tido uma convulsão na rua enquanto eles voltavam da feira. Perguntei como tinha sido, e ela me passou o seguinte relato: ele foi ficando pálido, com espasmos nas pernas, e com o olhar parado, o que o fez perder as forças e sentar no chão, levou a mão a barriga e ficou assim por alguns minutos, ela claro sentou do lado dele e como qualquer um faria ficou chamando pelo nome dele, o que ele não respondeu, mas logo que passou o período ele olhou pra ela e tentou se levantar o que não conseguiu. Ela o carregou pra casa, e ele passou uma boa parte do dia um pouco ausente e deitado. Nesse dia, ele não teve como ir pra Neurologista, mas liguei e no dia seguinte o levei.
Eros nunca havia tido uma convulsão, ou uma ausência como disse a doutora, mas alguns fatores já estavam se apresentando.
Como em alguns casos de autistas, Eros não tem percepção da DOR, e isso já me fez ir várias vezes pro hospital pra fazer raio x, exames, e outras coisas mais porque simplesmente ele torce o pé, machuca, corta etc e não tem como eu saber porque ele não apresenta a dor, então temos que procurar de onde vem a febre, o mancar por dias seguidos, a infecção etc...
Nesse caso em específico ele não estava com nenhuma infecção, febre, ou outro sintoma que o levasse a convulsão, mas como a doutora falou, a idade e as mudanças cerebrais podem sim leva-los a terem isso, devemos prestar atenção e claro recorrer imediatamente a médico.
No caso do Eros ele voltou pra medicação e a iniciar um monitoramento cerebral com exames periódicos.
Bom queria dividir isso com vocês porque é algo que ocorre com muita frequência.
Mas tendo sempre em mente que isso não é uma regressão da crianças, a incerteza vem sim, dá um medo danado, porque é o seu anjinho que tá passando e você não sabe o que fazer na hora, bate uma impotência e tal, mas continuemos olhando pra frente, tudo tem jeito e quando a criança tem acompanhamento médico e principalmente você confia 100% nesse profissional tudo flui.
Obrigada mais uma vez pessoal, beijos, Luz e Paz pra todos nós.
Emanoele Freitas,

2 comentários:

  1. É Emanoele. a nossa vida é cheia de surpresas. Umas boas e outras preocupantes. A batalha é árdua, mas nós mães de autistas, jamais nos deixamos levar pelas angústias, mesmo que elas venham, porém nosso Deus faz brotar uma coragem inexplicável dentro de nós. Continue firme na luta, pois nossa vitória é diariamente. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e aproveito para parabenizar pelo nome do Blog, muito interessante porque creio que é exatamente isso que vivemos criando poesias na vida, construindo nosso repertório de amor, amizade, carinho, determinação, a luta realmente é diária, cada dia uma nova descoberta e um novo desafio, mas se prestarmos bastante atenção veremos que temos sempre vitóriase progressos.
    Seja sempre muito bem vinda, um abraço,

    ResponderExcluir