segunda-feira, 4 de junho de 2012

IDADE E NOVIDADES..

Olá queridos amigos e amigas, gostaria de agradecer primeiramente a todos que vem visitando o blog do Eros e claro convidar a todos a comentar também, vamos trocar idéias e dúvidas, porque aqui é um canal aberto pra nós pais de autistas.

Bom algumas coisas vem acontecendo desde que o Eros entrou com a nova medicação, atualmente ele toma 3 tipos, Resperidona, Ritalina e Tegretol, o último agora devido o último episódio da ausência que ele teve, então, venho acompanhando novas atitudes nele, inclusive um aumento na agressividade, mas voltada pra irmã e pra mim e aumenta quando estamos conversando com alguém, parei pra observar com qual frequência isso acontecia e hoje cheguei a conclusão em parte pode até ser a entrada do novo medicamento, mas eu como mãe acho que é mudança de idade, e confesso tomei um baque rsr, as atitudes de bebê está indo embora e começando uma nova fase que eu nem sabia que aconteceria, porque se escuta tanta coisa e de formas tão variada que em alguma parte do meu cérebro eu devo ter fincado a imagem de bebê e menino de colo da mamãe pra sempre rsrs, ohhh doce ilusão.
Essa nova fase vem com uma mistura de independência, com desobediência característica de qualquer criança que se sente segura em suas atitudes e quer se impor, e observar isso é ao mesmo tempo intrigante e emocionante, ele está crescendo e aparecendo.
Hoje como sempre faço na hora de levar ele pra escola, abri o portão de casa e fomos andando até o carro ( evito segurar a mão do Eros sem necessidade, para que ele tenha noção que não pode correr e sim caminhar), só que na hora de entrar no carro ele desviou e seguiu em frente, parei e perguntei - vai aonde? ele olhou pra trás e apontou pra padaria, quando ele já ia atravessar a rua falei pra ele parar e ele parou olhou para os lados e atravessou, na realidade em não tinha ensinado a ele ainda a atravessar uma rua corretamente, mas com certeza ele prestava atenção e armazenava isso na mente dele, fiquei impressionada claro, apesar de todo receio no meu coração que a essa altura já estava quase saindo pela boca, respirei fundo e fui caminhando até onde ele estava, claro que avisei novamente que ele não pode sair assim.
Ele independente pediu o que queria ao rapaz da padaria, sorvete, claro que do jeito dele, mas pediu e o rapaz entendeu.
Em casa está do mesmo jeito, suas vontades parecem não poder ser contrariadas mas claro que se gritar, bater, chutar ou qualquer coisa desse gênero acontecer, ele perde o direito na hora e vai ficar de castigo, e hoje percebo que ele compreende o que é ficar sentado pensando no que fez, apesar de estar cada dia mais facil faze-lo pedir desculpas e não repetir o que estava fazendo ele continua "tentando" fazer valer suas vontades, e principalmente pra cima da irmã mais velha, como se quisesse marcar o território.
Estou reiniciando tudo, reaprender tudo, a idade vem trazendo mudanças que não estava preparada e novidades que me surpreendem e me alegram também.
Ate breve e com mais novidades desse menino em constante mudanças
Emanoele Freitas,

2 comentários:

  1. Com que idade ele tá?!!! que lance maravilhoso foi esse de olhar para os lados e atravessar a rua né?!!rss.... danilinho também sai com cada uma!!!! sabado eu fiz farofa de cebola que ele ama!! ele jantou, sozinho, pois agora ele come sozinho e cada colherada tem que limpar oa boca!!rss.... e só começa a comer quando eu ponho o suco do lado!!!kkkkk ele fica esperando é muito engraçado!!!! quando ele senta á mesa pra comer eu falo : ih! esqueci de pegar a colher!!!! pega pra mãe?!!! ele levanta vai lá e pega!!!!acho isso o céu!!!! bem, voltando a farofa, ele queria mais farofa, mas eu sabia que ele já estava satisfeito e era noite, então falei: não! amaha vc come mais! e fui fazer outras coisas, daqui um tempo ele aparece atraz de mim com cara de quem fez M. quando eu fui na cozinha ele tinha pego o pacote de frinha no armario, o potinho que ele costuma comer, pois fica mais facil apoiar o talher,uma colher e tacou farinha dentro do prato!!! quando ele percebeu que afarinha não tinha o gosto daforofa deve ter ficado decepcionado!!!kkkkkk achei o maior barato!!!!

    ResponderExcluir
  2. oi Raquel que alegria receber seu comentário flor, realmente eles nos surpreende a cada segundo, Danilinho está criando independência e confesso é uma alegria constante mesmo quando eles fazem essas artes pela casa srsr, Eros uma vez fez isso com a panela de macarrão, comeu tudo mesmo fiquei até preocupada dele passar mal. Eros agora tá numa fase complicada, sente ciúmes demais da irmã e de qualquer criança que se aproxima de mim ou da avó rsrs, estou reaprendendo tudo.
    Incentive cada vez mais Raquel, falando sempre o nome das coisas e dando uma forçadinha pra ele falar mesmo que seja só a primeira sílaba, os resultados realmente acontecem.
    Um grande abraço flor, beijo no Danilinho e muita paz de Deus no seu lar. até breve.

    ResponderExcluir