domingo, 7 de outubro de 2012

AAPA Associação de Apoio a Pessoa Autista


A AAPA é uma entidade de Nova Iguaçu - RJ - Brasil, que tem como principal finalidade colaborar na assistência reabilitação, formação e inserção educacional e social das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, apoiando suas famílias e promovendo a integração entre o poder público, a comunidade, a escola e os familiares e portadores do espectro autístico.
A AAPAAssociação de Apoio à Pessoa Autista é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o atendimento aos portadores do Transtorno do Espectro Autístico auxiliando no desenvolvimento de  habilidades sociais, terapêuticas e pedagógicas.
Com uma proposta pedagógica associada à assistência social, promove ainda atendimento às famílias e o fortalecimento das comunidades.
Nossos Programas e Projetos têm como missão específica buscar a mobilização dos diversos atores sociais (família, escolas e entidades ligadas às redes locais) para atuarem em parceria com a AAPA.
É importante destacar também, que a AAPA ainda atua no auxílio de outras patologias, visto ser uma referência na Baixada Fluminense de um centro especializado e que por falta de órgão competente para assumir esse papel, acaba também servindo de apoio a essas famílias que possuem membros com outras patologias, tais como: paralisia cerebral (PC), deficiência auditiva (DA), deficiência visual (DV), deficiência múltipla (DM), condutas típicas, TDAH, dislexia, transtornos de conduta, etc.
Nossa História
A AAPA foi fundada por Emanoele Freitas e Wanya Leite, ambas são mães de crianças autistas, com o intuito de facilitar a vida das famílias e das pessoas com TGD na região da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados e Nova Iguaçu) região metropolitana do Rio de Janeiro.
Nesse início realizamos, junto com outras mães e profissionais parceiros (Clínica Movimento Uniforme Reeducação cognitivo-motora e Neurorreabilitação, UERJ, UFRJ e o Conselho Municipal do Deficiente da Prefeitura de Nova Iguaçu) a realização do I Curso de Capacitação de Mediadores Escolares de Nova Iguaçu, onde ministramos a formação teórica através de palestras e aulas práticas sobre autismo e outras patologias para futuros mediadores escolares, conforme frisa a lei dos portadores de necessidades especiais. Através deste curso esclarecemos dúvidas sobre as síndromes, a importância de uma intervenção precoce e inclusão educacional e social. Outros cursos de formação como o primeiro estão em processo matrícula bem como outros cursos, palestras e workshops.
Missão e Valores
Contribuir para reabilitação de crianças e jovens com TGD e outras condutas típicas para que alcancem o máximo de autonomia. Que sejam preparados para a vida social, familiar, profissional. Reverter o processo de exclusão a que são submetidos.
Nossos valores estão pautados nos princípios da Dignidade, Fraternidade, Perseverança e Solidariedade.
E-MAIL: aapautismo@hotmail.com 
                batepapoautista@yahoo.com.br 
TELEFONES: (21) 2661-2050 e (21) 9114-5973



Nenhum comentário:

Postar um comentário