domingo, 7 de outubro de 2012

AAPA Associação de Apoio a Pessoa Autista


A AAPA é uma entidade de Nova Iguaçu - RJ - Brasil, que tem como principal finalidade colaborar na assistência reabilitação, formação e inserção educacional e social das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, apoiando suas famílias e promovendo a integração entre o poder público, a comunidade, a escola e os familiares e portadores do espectro autístico.
A AAPAAssociação de Apoio à Pessoa Autista é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o atendimento aos portadores do Transtorno do Espectro Autístico auxiliando no desenvolvimento de  habilidades sociais, terapêuticas e pedagógicas.
Com uma proposta pedagógica associada à assistência social, promove ainda atendimento às famílias e o fortalecimento das comunidades.
Nossos Programas e Projetos têm como missão específica buscar a mobilização dos diversos atores sociais (família, escolas e entidades ligadas às redes locais) para atuarem em parceria com a AAPA.
É importante destacar também, que a AAPA ainda atua no auxílio de outras patologias, visto ser uma referência na Baixada Fluminense de um centro especializado e que por falta de órgão competente para assumir esse papel, acaba também servindo de apoio a essas famílias que possuem membros com outras patologias, tais como: paralisia cerebral (PC), deficiência auditiva (DA), deficiência visual (DV), deficiência múltipla (DM), condutas típicas, TDAH, dislexia, transtornos de conduta, etc.
Nossa História
A AAPA foi fundada por Emanoele Freitas e Wanya Leite, ambas são mães de crianças autistas, com o intuito de facilitar a vida das famílias e das pessoas com TGD na região da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados e Nova Iguaçu) região metropolitana do Rio de Janeiro.
Nesse início realizamos, junto com outras mães e profissionais parceiros (Clínica Movimento Uniforme Reeducação cognitivo-motora e Neurorreabilitação, UERJ, UFRJ e o Conselho Municipal do Deficiente da Prefeitura de Nova Iguaçu) a realização do I Curso de Capacitação de Mediadores Escolares de Nova Iguaçu, onde ministramos a formação teórica através de palestras e aulas práticas sobre autismo e outras patologias para futuros mediadores escolares, conforme frisa a lei dos portadores de necessidades especiais. Através deste curso esclarecemos dúvidas sobre as síndromes, a importância de uma intervenção precoce e inclusão educacional e social. Outros cursos de formação como o primeiro estão em processo matrícula bem como outros cursos, palestras e workshops.
Missão e Valores
Contribuir para reabilitação de crianças e jovens com TGD e outras condutas típicas para que alcancem o máximo de autonomia. Que sejam preparados para a vida social, familiar, profissional. Reverter o processo de exclusão a que são submetidos.
Nossos valores estão pautados nos princípios da Dignidade, Fraternidade, Perseverança e Solidariedade.
E-MAIL: aapautismo@hotmail.com 
                batepapoautista@yahoo.com.br 
TELEFONES: (21) 2661-2050 e (21) 9114-5973



2 comentários:

  1. Bom dia meu nome é Rosete e gostaria de ajuda para realizar uma palestra sobre autismo aqui onde moro em São Joao de Meriti.Criei um grupo no face para estar divulgando.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mas sobre essa associação, e como faço pra participar, sou de São João de Meriti

    ResponderExcluir