domingo, 27 de abril de 2014

AS SURPRESAS E PRAZERES DO TRABALHO - ARAPIRACA- ALAGOAS. ( PALESTRA,QUAL O SEU PAPEL NA INCLUSÃO?)

O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas mimosáceas, a Piptadenia. Uma espécie de angico-branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (fundador da cidade) descansou. A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX.

Município de Arapiraca
""Cidade do Progresso"
"Terra do Fumo"
"Capital do Agreste Alagoano"

Conhecer os lugares é uma das coisas que mais me fascina e quando isso vem aliado a algum trabalho é mais do que maravilhoso.
Meu primeiro trabalho fora do Rio de Janeiro foi justamente numa cidade que nunca imaginei chegar, mas que tanto tem a acrescentar em minha historia de vida, pois mesmo sem eu saber já fazia parte de mim.
Fui convidada em Dezembro de 2013 a palestrar na cidade de Arapiraca - AL pelo grupo Mulheres Unidas pelo Autismo, e ao longo de 3 meses fomos alinhavando todos os por menores desse trabalho, fui buscando informações do local, como eu faria para sair do Rio pela primeira vez após o falecimento de minha mãe, e isso, demandava contratar alguém para ficar com meus filhos, qual palestra que elas iriam querer, o povo que iria encontrar entre tantas outras informações, a única que eu não imaginava era que Arapiraca era a Cidade de meu bisavô e bisavó, incrível não é? tão longe e tão perto.
Minha família por parte de mãe e pai são todos do Nordeste do Brasil, mas especificamente de Sergipe, mas a revelação pré viagem foi que meus avós e bisavós originavam de outro local, mais especifico Alagoas, fiquei muito feliz, e conhecer a cidade de meus bisavós, sua cultura e histórias podendo unir o prazer de viajar e trabalhar ao mesmo tempo foi realmente uma benção.
No primeiro dia sai do Rio de janeiro em escalas, Rio x Brasília - Brasília x Maceió, bom achei que parava ai, mas pra minha surpresa ainda tinha mais duas horas e meia de táxi até o meu destino, bom pra encurtar uma viagem que começou as 3:00h da madrugada e acabou as 19:00h chegando no hotel Senna, onde fui muito bem recebida, e devo agradecer imensamente ao taxista Sr. Luiz que ao longo do trajeto junto com o Sr. Antônio, um velhinho de 80 anos que pegou carona conosco no taxi, pois estávamos indo na mesma direção, desfilaram todo seu amor pela cidade e suas belezas, algumas delas que pude comprovar ao longo da rodovia.
o verde predomina e esse pequeno rancho me conduziu a uma miragem tamanha beleza.

o Lago principal do Agreste, antes poluído e hoje totalmente revitalizado.

me encantou as nuvens desse lugar, simplesmente perfeitas e de um brilho próprio.

Grupo Mulheres Unidas pelo Autismo, e profissionais da Pestalozze de Arapiraca 
vista do Planetário de Arapiraca, o Lago preenche quase toda a área.     
 
Quando chegou a noite outro fator interessante, de dia muito calor e de noite é bem frio, o agreste e seus mistérios, como isso me fascina. A palestra escolhida foi " QUAL O SEU PAPEL NA INCLUSÃO, FAMILIA, ESCOLA E SOCIEDADE - OS TRES PILARES DO PROCESSO."
particularmente gosto muito desse tema, pois aborda justamente o meu trabalho favorito, a conscientização das famílias e das escolas, ponto crucial para conseguirmos alcançar o tão sonhado processo de inclusão.
Um dia antes teve a Palestra da Dra. Marize Suplino, uma das desenvolvedoras do CFN e também diretora do Instituto Ann Sulivan, e isso me deixou mais confortável para falar, pois ela abordou o tema central da inclusão que é o respeito ao indivíduo, no meu caso ia mais para a parte de onde começa o processo, a base emocional de cada família e cada profissional, onde começa a transformação, que é na nossa atitude.
Encontrei pessoas grandemente envolvidas no processo de tratamento de seus filhos, com sede de aprender e buscar formas e lugares para ajudar uma melhora de vida de seus pequenos, só isso motiva qualquer um a falar. Profissionais que atuam diretamente com a criança e o jovem com autismo, buscando orientação pura e genuína de como ajudar seus docentes, nossa, não tem preço.
Arapiraca possui um centro de atendimento onde há equoterapia, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que atuam diretamente, poucos locais possuem esse tipo de trabalho.
O grupo Mulheres unidas pelo autismo composto de Iza Maria e Andreia, mães de autistas, lutam para divulgar e conscientizar também a cada um sobre o autismo e suas especificidades, como em muitos lugares, também possuem suas dificuldades, mas firmes lutam dia após dia por esse ideal.
O grupo reunido contam com reuniões mensais e também palestras como essa que participei, sendo apoiadas pelos comerciantes locais para conseguir êxito.
O número de autistas em Arapiraca também é alto, e começo a crer que cada vez irei me espantar mais e mais com esses números, que até março 2014 era de 1/80 crianças, e hoje em Abril 2014 foi alterado de 1/68 crianças, crescendo, crescendo, e a informação chegando muitas vezes demorada e com vários erros.
 
 
 No dia 14 de Abril de 2014 às 8horas comecei minha palestra e as 14horas finalizei com um grupo maravilhoso e cheio de perguntas, mas também com uma determinação e garra para continuar lutando por seus ideias e a buscar mais e mais informações, e como me alegro em responder, em compartilhar, em aprender com cada um que vem conversar comigo.
e claro agradecer, agradecer sempre pela luz, pela atenção, pelo carinho que recebo, porque nessa caminhada que é árdua, dura, muitas vezes solitária e cheia de decepções, estar com pessoas que buscam o mesmo que eu  e lutam pelo mesmo ideal, traz conforto, paz e a certeza de estar no caminho certo.








 
Grupo de Profissionais da Pestalozzi de Arapiraca, vocês são guerreiras, souvenires de Arapiraca, jangada e o fumo claro que conta a historia de toda a cidade, as bijuterias feitas de CAPIM DOURADO, outra maravilha do agreste, imaginem uma vontade de trazer tudo srsrs, os doces típicos de caju outra especiaria local, e não menos importante a Camisa que ganhei de presente das meninas do Mulheres Unidas pelo Autismo.
o Meu muito obrigada a todos de Arapiraca e um oi aos meus ancestrais, a cidade de vocês é linda e como seu nome mesmo diz MUITO PROMISSORA!.
Um beijo em todos e até a próxima. Contem comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário