O autismo é uma síndrome que apresenta
comprometimentos em três importantes domínios do desenvolvimento
humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação. A isto,
ela deu o nome de tríade.
Desvios qualitativos da
comunicação
Caracterizada pela dificuldade em utilizar com
sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto
inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e
modulação na linguagem verbal.
Portanto, dentro da grande variação possível na
severidade do autismo, poderemos encontrar uma criança sem linguagem
verbal e com dificuldades na comunicação por qualquer outra via –
isto inclui ausência de uso de gestos ou um uso muito precário dos
mesmos; ausência de expressão facial ou expressão facial
incompreensível para os outros e assim por diante – como podemos,
igualmente encontrar crianças que apresentam linguagem verbal, porém
esta é repetitiva e não comunicativa.
Muitas das crianças que apresentam linguagem
verbal repetem simplesmente o que lhes foi dito. Este fenômeno é
conhecido com ecolalia imediata. Outras crianças repetem frases
ouvidas há horas, ou até mesmo dias antes (ecolalia tardia).
É comum que crianças com autismo e inteligência
normal repitam frases ouvidas anteriormente e de forma perfeitamente
adequada ao contexto, embora, geralmente nestes casos, o tom de voz
soe estrando e pedante.
Desvios qualitativos na
sociabilização
Este é o ponto crucial no autismo e o mais fácil
de gerar falsas interpretações. Significa a dificuldade em
relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar
sentimentos, gostos e emoções e a dificuldade na discriminação
entre diferentes pessoas.
Muitas vezes a criança que tem autismo aparenta
ser muito afetiva, por aproximar-se das pessoas abraçando-as e
mexendo, por exemplo, em seu cabelo ou mesmo beijando-as quando na
verdade ela adota indiscriminadamente esta postura, sem diferenciar
pessoas, lugares ou momentos. Esta aproximação usualmente segue um
padrão repetitivo e não contém nenhum tipo de troca ou
compartilhamento.
A dificuldade de sociabilização, que faz com que
a pessoa que tem autismo tenha uma pobre consciência da outra
pessoa, é responsável, em muitos casos, pela falta ou diminuição
da capacidade de imitar, que é uns dos pré-requisitos cruciais para
o aprendizado, e também pela dificuldade de se colocar no lugar de
outro e de compreender os fatos a partir da perspectiva do outro.
Pesquisas mostraram que mesmo nos primeiros dias
de vida um bebê típico prefere olhar para rostos do que para
objetos. Através das informações obtidas pela observação do
rosto dos pais, o bebê aprende e encontra motivação para aprender.
Já o bebê com autismo dirige sua atenção indistintamente para
pessoas e para objetos, e sua falha em perceber pessoas faz com que
perca oportunidades de aprendizado, refletindo em um atraso do
desenvolvimento.
Desvios qualitativos na
imaginação
Se caracteriza por rigidez e inflexibilidade e se
estende às várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento
da pessoa. Isto pode ser exemplificado por comportamentos obsessivos
e ritualísticos, compreensão literal da linguagem, falta de
aceitação das mudanças e dificuldades em processos criativos.
Esta dificuldade pode ser percebida por uma forma
de brincar desprovida de criatividade e pela exploração peculiar de
objetos e brinquedos. Uma criança que tem autismo pode passar horas
a fio explorando a textura de um brinquedo. Em crianças que têm
autismo e têm inteligência preservada, pode-se perceber a fixação
em determinados assuntos, na maioria dos casos incomuns em crianças
da mesma idade , como calendários ou animais pré-históricos, o que
é confundido às vezes com nível de inteligência superior.
As mudanças de rotina, como de casa, dos móveis,
ou até mesmo de percurso, costumam perturbar bastante algumas dessas
crianças.
Espectro do
Autismo
O Autismo não é uma condição de “tudo ou
nada”; ao contrário, é visto como um continuum que vai do grau
leve ao severo. Existe uma grande associação entre autismo e
retardo mental, desde o leve até o severo, sendo que considera-se
que a gravidade do retardo mental não está necessariamente
associada à gravidade do autismo.
A palavra autismo atualmente pode ser associada a
diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica por
que atualmente refere-se ao autismo como um espectro de transtornos
Dentro deste espectro encontramos sempre a tríade
de comprometimentos que confere uma característica comum a todos
eles. Alguns são diagnosticados simplesmente como autismo, traços
autísticos, etc, ou Síndrome
de
Asperger
(considerado por muitos como o autismo com inteligência normal).
Além destes, existem diversas síndromes identificáveis
geneticamente ou que apresentam quadros diagnósticos
característicos, que também estão englobadas no Espectro do
Autismo.
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